Lemos requer pensão especial aos familiares de servidores mortos por Covid-19

O deputado Paulo Lemos (PSOL) protocolou, neste domingo (3), na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), requerimento que solicita ao Governo do Estado do Amapá (GEA) o pagamento de pensão especial aos familiares de servidores estaduais, vítimas do Covid-19, no exercício de suas atividades.

A iniciativa já é uma realidade nos estados de Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro. No Amapá, deve abranger servidores que exerçam suas atividades em órgão ou entidade das áreas de saúde, segurança pública e assistência social.

A preocupação do parlamentar é com a quantidade de trabalhadores que estão contraindo o vírus durante o exércitos das suas funções.

“Entendo que o acometimento do coronavírus por estarem exercendo seus trabalhos, pode ser considerado como acidente de serviço para fins de pagamento de pensão especial aos seus dependentes”, explica Lemos.

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica de Macapá aponta que até  o  dia 24 de abril, cinquenta profissionais da linha de frente contra o Covid-19 haviam contraído o vírus. São servidores que estavam no atendimento direto da população nas áreas da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização.

Caso mais recente aconteceu neste domingo (3), foi a do sargento da Policia militar, Marcos Vinícius de Deus Brito, vítima do Covid-19 cinco dias após sua internação. O sargento dava plantões semanalmente no Hospital de Emergências de Macapá.

____________________

D1 COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo Digital

Ascom-Paulo Lemos/PSOL-AP: Júnior Nery e Adryany Magalhães

(96) 98127-1559 | 99144-5442