O deputado estadual Paulo Lemos, do PSOL, requereu ao Governo do Estado do Amapá (GEA), nesta sexta-feira (1°), que contrate, imediatamente, médicos cubanos egressos do Programa Mais Médicos, (criado em 2013 pelo governo Lula) e que, porventura, ainda residem no Amapá. A ideia do parlamentar é suprir a carência de profissionais da saúde existentes hoje nas unidades hospitalares, dispensados por contraírem o Covid-19.
A medida, segundo ele, surge em razão da crise causada pela pandemia do coronavírus e para somarem com demais médicos na linha de frente do combate à pandemia. Para Lemos, toda a ajuda é necessária e importante para salvar vidas e conter o avançado do vírus.

Cerca de 93% dos profissionais, oriundos do Programa Mais Médicos, chegaram a trabalhar em todos os municípios amapaenses, efetivado até o início deste ano, graças a um acordo de cooperação do governo federal e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dos 118 médicos cubanos que atuavam pelo programa no estado, 50 atendiam em Macapá, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
______________________________
‘ D1 COMUNICAÇÃO – produção de conteúdo digital
(Ascom/Paulo Lemos – PSOL) – Júnior Nery | Adryany Magalhães – Contatos: (96) 98127-1559 e 99144-5442