NOTÍCIAS

Deputado Paulo Lemos participa da apresentação do edital de licitação do transporte coletivo de Macapá

O deputado estadual Paulo Lemos, esteve presente nesta terça-feira, 15, na apresentação do edital de licitação da concessão de transporte coletivo urbano de Macapá. O evento aconteceu na sala de reunião da prefeitura de Macapá e contou com à participação do secretariado municipal e do prefeito Clécio Luís. 

Ao usar a tribuna durante a sessão de hoje, na assembleia Legislativa do Amapá (Alap), ressaltou que essa licitação é um marco para administração, já que muitos não acreditavam que ocorreria.

Deputado Paulo Lemos participa da apresentação do edital de licitação do transporte coletivo de Macapá

“Hoje pude acompanhar a apresentação dos principais pontos do edital. A informação dada pela gestão é que dentro de quatro meses, o processo estará homologado, para fazer o chamamento das empresas vencedoras e assinatura de contrato dando início à implantação desse sistema o qual revolucionará o transporte público de Macapá”, garante.

Lemos reiterou que esse tipo de licitação não é fácil, pois tem sido atacada pelos empresários da área, uma vez que a disputa é de âmbito nacional, o que propiciará melhorias no transporte em ralação ao serviço prestado hoje à população. “O prefeito Clécio está de parabéns iniciativa, coragem e disposição”.

Após a publicação do edital, que ocorrerá já semana que vem, participarão do certame empresas brasileiras isoladas ou reunidas em consórcio. A concorrência será feita em dois lotes. O critério de julgamento será o de menor valor tarifário e o prazo da concessão será de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais 5. O valor do contrato é de R$ 1,2 bilhão. As empresas podarão apresentar as propostas no prazo de 30 dias a contar da publicação do edital. 

As empresas vencedoras do certame deverão promover a otimização do sistema, a redução do tempo de viagem, aprimorar a frota, minimizar o custo geral do sistema, além de implantar estações de integração e bilhete único, dentre outras obrigações contidas no edital. 

Segundo Lemos, a prefeitura faz o seu dever de casa, promovendo a recuperação dos corredores de ônibus, dentre outros serviços visando à melhoria de toda malha viária da capital. “Muitos perímetros serão pavimentados, e estas obras ocorrem paralelamente ao certame transporte público, ganhando, portanto, a população”, finalizou o deputado.

D1 COMUNICAÇÃO

Jornalista responsável: Junior Nery (DRT 343-AP)

Adryany Magalhães / Ascom Deputado Paulo Lemos (Psol)

Imagem: Site amapá Online | Google