Paulo Lemos é empossado membro titular pelo Legislativo do Conselho Estadual de Previdência

004
Deputado Paulo Lemos (PSOL) é empossado membro titular pelo Legislativo no Conselho Estadual da Amapá Previdência (Amprev)

O deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) tomou posse, nesta terça-feira, 16, como membro titular do Conselho Estadual de Amapá Previdência (Amprev), como representante do Legislativo, para o biênio 2017-2019. A cerimônia aconteceu no auditório da Amprev, coordenada pelo presidente da instituição, Sebastião Cristovam.

Também tomaram posso demais membros titulares e suplentes do conselho, formado por representantes do Executivo, Judiciário, Tribunal de Justiça, Ministério público, servidores e civis (inativos e pensionistas), e militares ativos e inativos. Em seu discurso, o presidente da Amprev destacou os desafios que a instituição enfrenta hoje para manter o sistema previdenciário amapaense com caixa positivo, para assegurar a aposentadoria dos servidores.

Conselho Estadual da Amapá Previdência empossa membros para o biênio 2107-2019
Conselho Estadual da Amapá Previdência empossa membros para o biênio 2017-2019

“Existe uma inadimplência muito alta do repasse patronal. Sabemos e reconhecemos as dificuldades, e a nossa intenção é possibilitar o saneamento das contas. Pagar os débitos de qualquer maneira, pois só assim, podemos oferecer longevidade, segurança aos nossos trabalhadores no futuro”, disse Cristovam. O presidente também ressaltou que os investimentos em aplicações feitos pela Amprev, são algumas das formas mais eficazes para garantir recursos para a aposentadoria dos trabalhadores.

A maior inadimplência da Amprev é do Poder Executivo. Para se ter uma ideia, do que a instituição previdenciária tem investido, somente no Banco do Brasil, corresponde o mesmo montante dos débitos devidos pelo Governo do Estado, equivalente a R$ 2 bilhões. No entanto, o Executivo, segundo assegurou o vice-governador, Papaléo Paes, presente na cerimônia, a atual gestão já saldou R$ 55 milhões este ano, com recursos provenientes da repatriação de dinheiro público da corrupção.

Paulo Lemos é membro titular desde 2015, quando assumiu o cargo. Hoje, ele foi reconduzido para a permanência por mais dois anos no conselho. Dentre as sua principais inciativas, estão mudanças para que a Amprev se torne uma autarquia e a criação de concurso público do órgão. “Já há uma minuta do Projeto de Lei que devemos encaminhar à Assembleia Legislativa do Amapá [Alap] tão logo sejam levantadas informações necessárias para isso”, afirmou.

Na sessão desta terça-feira, 16, na Alap, Lemos pediu ao presidente da assembleia, deputado Kaká Barbosa, que regularize os débitos com a Amprev, correspondentes a anos anteriores. No entanto, Paulo Lemos garantiu que a Casa está regular com repasse mensal do recolhimento previdenciários dos servidores do Legislativo.

 

Júnior Nery – Assessor de Comunicação/Paulo Lemos
Jornalista (DRT 343/AP)
(96) 98127-1559

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios