Deputados de oposição usam a tribuna para criticar descaso com a Saúde Pública do Amapá

deputada cristina almeida psb
Deputada Cristina Almeida (PSB), do bloco de oposição, denuncia abandono no Hospital de Oiapoque

As discussões sobre o sistema de saúde no Amapá parecem não ter fim no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Na semana passada, o deputado Paulo Lemos (PSOL), líder da oposição na Casa, denunciou a situação de caos e abandono na Unidade Mista de Saúde em Santana, (há 17 quilômetros de Macapá). Na sessão desta terça-feira, 18, foi a vez da deputada Cristina Almeida (PSB), que falou sobre o descaso no hospital do Oiapoque, no extremo norte do Estado.

 

A parlamentar relatou que o Hospital de Oiapoque vive um estado de abandono, com a falta de equipamentos de segurança, lixo acumulado e até a falta de lençóis para cobrir macas e pacientes. “Já estamos cansados de ouvir a justificativa da Saúde de que para tudo está sendo feita licitação, mas, até agora, só vimos sofrimento e descaso”, denunciou.

Durante as discussões, os deputados de situação chegaram a blindaram o governo de Waldez Góes, imputando o descaso evidente hoje na saúde pública a gestões passadas. “Essa é uma tentativa leviana de esquivar a atual gestão de qualquer responsabilidade, como se não houvesse; como se não fosse de sua prerrogativa garantir um sistema público de saúde de qualidade à população”, disparou Paulo Lemos.

Deputado paulo Lemos - DEPUTADOS DEBATEM DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA 01
Essa é uma tentativa leviana de esquivara atual gestão de qualquer responsabilidade”, Paulo Lemos, referindo-se ao apoio dos parlamentares de situação em relação ao descaso na Saúde

Lemos voltou a lembrar da situação que presenciou durante visita à Unidade Mista de Saúde, em Santana e criticou a demora do Executivo Estadual em dar resposta a questões que considera simples. “Não é possível que disponibilizar de pessoal para fazer a segurança à unidade e aos pacientes seja algo tão difícil de resolver”, questionou.

Deputado paulo Lemos - DEPUTADOS DEBATEM DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA 03
Lemos cobrou apreciação do veto do Governo do Amapá em relação aos aprovados no concurso da Saúde, de 2012, que não foram nomeados até o momento

O líder do governo na Alap, Dr. Furlan (PTB), garantiu que visitará a Unidade Mista de Santana na próxima semana, 12 dias após o deputado Paulo Lemos expor na mídia local a situação da unidade de Santana. Lemos aproveitou para cobrar a apreciação do veto em relação aos aprovados no concurso público da Saúde de 2012, que não foram nomeados até o momento, dois anos depois de encerrado o prazo de validade do edital.

 

_______________________________________________________

Júnior Nery – Ascom/Paulo Lemos
FOTOS: Oziel Coutinho/Alap