Paulo Lemos constata situação de caos na Unidade Mista de Saúde de Santana

Deputado Paulo Lemos constata caos na Unidade Mista de Saúde de Saúde de Santana
A convite dos servidores, Paulo Lemos constata situação de caos e abandono na Unidade Mista de Saúde de Santana

Em visita à Unidade Mista de Saúde do município de Santana – há 17 km de Macapá –, o deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) presenciou cenas calamitosas, que põem em risco a vida dos pacientes, os quais sofrem com as péssimas condições de acolhimento e falta de equipamentos e medicamentos. “Está entregue ao caos e ao abandono”, sentenciou o parlamentar.

A ida de Lemos à unidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, a convite dos próprios servidores. “E comprovei de perto o caos em que se encontra aquela unidade. É calamitosa a situação, uma vez que o espaço também oferece serviços de pronto atendimento, pediatria e maternidade”, diz Lemos.

De acordo com o deputado, a unidade de Santana, está em colapso. Ele ouviu queixas dos próprios pacientes, que denunciam que não há conforto às grávidas em trabalho de parto, a falta de medicamentos básicos e até complexos vitamínicos.

“A ala de nefrologia, embora exista, nunca foi inaugurada. Me indigna ver um gerador novo de energia sem uso e ao relento, pegando chuva e sol, enquanto o governo paga por um equipamento particular. O novo prédio da Unidade Mista de Saúde do município está abandonado. A obra iniciou ainda na gestão anterior do governador Waldez Góes. É uma triste realidade a que passa o povo que necessita desse local para tratar de saúde”, relata o deputado.

Deputado Paulo Lemos constata situação de caos na Unidade Mista de Saúde de Santana
O Autoclave, máquina que esteriliza material médico hospitalar está quebrado. A alternativa para desinfetar é levar os produtos de ambulância para os hospitais em Macapá e de Santana

A situação e tão crítica, que até o aparelho para esterilizar equipamentos e material para curativos está quebrado e como ‘alternativa’ para desinfetar os produtos, a direção os encaminha de ambulância para a Macapá ou para o hospital da Vila Amazonas, que fazerem o serviço. Os servidores da unidade fazem protesto em frente à unidade para chamar a atenção do governo para o descaso.

Deputado Paulo Lemos constata situação de caos na unidade Mista de Santana
Na maternidade, pacientes reclama do calor, dos mosquitos, da falta de conforto, falta de medicamentos e de complexos vitamínicos

Os pacientes reclamam que o hospital está empestado de mosquitos – vetores de doenças graves como a dengue –, do calor e da falta de segurança. “Na maternidade, as portas estão quebradas e as parturientes e seus acompanhantes dizem que é preciso fazer rodízio para evitar ataques de bandidos”, afirma Lemos. Há relatos de ocorrências de assaltos no local.

 

Paulo Lemos levará o assunto ao plenário da Assembleia Legislativa do Amapá na próxima quarta-feira, 12. Ele convidou os representantes dos servidores da Unidade Mista de Saúde de Santana a usarem a tribuna para expor a situação da unidade aos parlamentares.

Paulo Lemos constata situação de caos na Unidade Mista de Saúde de Santana
Deputado Paulo Lemos convidou os servidores a usarem a tribuna da Alap, para expor aos deputados a situação porque passa a Unidade Mista de Santana, na próxima quarta-feira, 12

 

Júnior Nery – Ascom/Paulo Lemos
Jornalista – DRT 343/AP
Anúncios