Os deputados da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira, 5, Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Orientação vocacional e Profissional aos alunos do Ensino Médio da rede pública. O autor é o deputado Paulo Lemos, que afirma ser necessária para esclarecer evitar que os jovens escolham a profissão ideal, sem frustrações ou decepções futuras. O PL segue agora para apreciação do governador Waldez Góes.
A Lei institui que durante a realização da semana de orientação vocacional e profissional, sejam oferecidas pelo Governo do Amapá, cursos e palestras para esclarecer os jovens. Para isso, estabelece que possam ser firmadas parcerias com instituições de ensino superior, instituições e profissionais de diversas áreas para orientar os estudantes da rede pública estadual.
“Pela simples falta de orientação, muitos jovens optam cegamente por determinado curso superior e, no meio de sua jornada acadêmica, acaba desistindo daquela escolha, perdendo tempo, levando-o a repetir todo um processo de aprovação. E isso ocorre mais de uma vez. Quando não, o jovem acaba se tornando um profissional frustrado e infeliz”, considerou Paulo Lemos.
Para o professor Marcelo Lopes, com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o direcionamento vocacional é fundamental para ajudar o aluno a decidir que área do conhecimento deve investir. No entanto, ressalva que esse aconselhamento deve ser de orientação e não de imposição aos jovens.
“Muitos alunos passam por esse dilema. A orientação vocacional, feita por profissionais qualificados, é importante e decisivo para o sucesso na carreira. Embora os pais tendam a escolher a profissão dos filhos, levando em conta status e boa remuneração, a vontade dos filhos devem prevalecer. Ou seja, que não seja uma imposição, mas um aconselhamento”, considera o professor.
Se depender do líder do governo na Alap, deputado Dr. Furlan (PTB), o PL será sancionado. “Sabemos que isso é realidade, e a orientação vocacional é um processo necessário para a escolha profissional a ser decidida pelo estudantes”, considerou. A Semana Estadual de Orientação Vocacional e Profissional deve ser instituída tão logo o governador Waldez Góes aprove o projeto.
Júnior Nery – Ascom/Paulo Lemos
Jornalista – DRT 343/AP
(96) 98127-1559